CRESCIMENTO E QUALIDADE DE MUDAS DE Moringa oleifera Lam EM DIFERENTES PROPORÇÕES DE COMPOSTO ORGÂNICO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v3i1.315Keywords:
Fitomassa, sementes, substrato orgânicoAbstract
A produção de mudas de moringa é uma tecnologia pouco conhecida, mas materiais orgânicos vêm sendo utilizados na formulação de substratos. O objetivo foi avaliar o crescimento inicial e qualidade de mudas de Moringa em diferentes proporções de composto orgânico adicionado ao solo. Foi utilizado o DBC com quatro repetições, aplicando teste de média, com quatro proporções de composto bovino + solo (0:1; 1:1; 2:1 e 3:1v/v). A unidade experimental foi constituída por 10 plantas, e, aos 60 dias após a emergência, foram medidos a altura de planta, diâmetro caulinar, número de folhas, comprimento radicular, massa seca aérea e radicular e o índice de qualidade de Dickson. As diferentes concentrações de composto utilizadas influenciaram positivamente nas variáveis de crescimento e qualidade das mudas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).