TRILHA DA QUÍMICA ORGÂNICA A PARTIR DE TEMAS CONTROVERSOS: UMA PROMOÇÃO AO PENSAMENTO CRÍTICO, O ESTADO DA ARTE

Autores

  • Rafaela de Aquino dos Santos Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vila Velha.
  • Stelamaris Zimerer Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vila Velha.
  • Fabiana da Silva Kauark Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vila Velha.
  • Cynthia Torres Daher Fortunato Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vila Velha.
  • Erivanildo Lopes da Silva Sena Instituto Federal de Sergipe– UFS – Campus São Cristóvão.

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v10i1.2887

Palavras-chave:

Jogos, QSC, Pensamento Crítico, Química Orgânica

Resumo

Descreve o resultado de busca, o desenvolvimento do estado da arte, da proposta metodológica que visa a promoção de capacidades de pensamento crítico a partir da elaboração e aplicação de um jogo tendo como objeto de conhecimento a química orgânica, intitulado “Trilha da Química Orgânica a partir de Temas Controversos: Uma Promoção ao Pensamento Crítico”, explorando QSC (Questões Sócio Científicas). O artigo apresenta o resultado da busca de descritores dos últimos cinco anos, incialmente foram selecionados descritores mais abrangentes sobre a temática, posteriormente foram afunilados para: Química Orgânica + Pensamento Crítico; Jogo + Química + Pensamento Crítico; Jogo + Tema controverso; Jogos + QSC. O objetivo desta pesquisa é mostrar a relevância da proposta metodológica, assim como a utilização do jogo como ferramenta para estimular o pensamento crítico em estudantes a partir do conteúdo de identificação de funções orgânicas. Observou que existe uma vasta utilização dos jogos no ensino de química, com metodologias variadas, no entanto, conforme a seleção de descritores foi afunilada refinando a busca, as publicações foram reduzidas. Conclui com este levantamento bibliográfico que apesar dos jogos serem vastamente utilizados como recurso didático, são escassas as publicações voltadas para promoção e desenvolvimento de pensamento crítico nos estudantes, especialmente quando aliado ao conteúdo de química orgânica. Portanto é de extrema importância o desenvolvimento de estratégias que promovam as capacidades de pensamento crítico, tanto para o discente tornando-o participante ativo de seu ensino aprendizagem, quanto para outros professores utilizarem recurso didático.

Stages of the methodological proposal for developing and applying a game to promote critical thinking.

Downloads

Publicado

13-10-2024

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra

Como Citar

TRILHA DA QUÍMICA ORGÂNICA A PARTIR DE TEMAS CONTROVERSOS: UMA PROMOÇÃO AO PENSAMENTO CRÍTICO, O ESTADO DA ARTE. (2024). Revista Ifes Ciência , 10(1), 01-11. https://doi.org/10.36524/ric.v10i1.2887

Artigos Semelhantes

81-90 de 91

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.