UMA INVESTIGAÇÃO DOS RELATOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A RADIOATIVIDADE E A PARTICIPAÇÃO FEMININA NA CIÊNCIA: UMA ANÁLISE À LUZ DA HISTÓRIA E NATUREZA DAS CIÊNCIAS (HNC)
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2420Palavras-chave:
Radioatividade, História das Ciências, Mulheres nas Ciências, InvestigaçãoResumo
O artigo aborda a relevância do ensino da radioatividade e da História e Natureza das Ciências (HNC), assim como a participação feminina nas ciências, para estudantes do ensino médio. O estudo investigou os relatos de 43 alunos de uma escola pública do Espírito Santo. Para alcançar esse propósito, foram analisadas as respostas de um questionário e os relatos dos discentes durante a realização de uma atividade, a qual consistiu na leitura e discussão de um texto ilustrado sobre a história dos Pequenos Curies, aparelhos móveis de radiografia levados aos fronts de batalha durante a Primeira Guerra Mundial por Marie Curie e outras mulheres. Os resultados revelaram que os alunos estão interessados em aprender sobre a história da radioatividade e reconhecem sua importância. No entanto, constatou-se que a HNC não é amplamente incorporada no ensino desse tema. Os alunos demonstraram ser favoráveis a adquirir conhecimentos sobre a história e as contribuições das mulheres cientistas. A atividade proposta foi bem recebida por eles, porém perceberam que o número de mulheres cientistas ao longo da história não se equipara ao número de homens cientistas.
![The research methodology explores the use of the history of science and the role of women in teaching radioactivity.](https://ojs.ifes.edu.br/public/journals/1/submission_2420_2740_coverImage_pt_BR.png)
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