UMA ANÁLISE CIENCIOMÉTRICA E CONCEITUAL DOS VESTÍGIOS
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v9i3.2193Palavras-chave:
vestígio, evidência, ciência forense, demanda judicialResumo
Para que uma demanda judicial seja analisada adequadamente, a atividade probatória deve ocorrer da forma mais controlada possível. Nesse cenário, a prova pericial é a maneira pela qual o conhecimento técnico e especializado é apresentado ao tribunal. Assim, a ciência forense contribui para o contexto jurídico fornecendo informações objetivas para aprimorar a resolução do caso. O elemento central da ciência forense reside na análise de vestígios, que podem ser definidos como fontes de informação essenciais para a compreensão e reconstrução dos fatos. Quando essas informações são efetivamente utilizadas no processo judicial, elas assumem a forma de prova. No entanto, esses conceitos podem variar. Assim, este artigo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica dos vários conceitos de vestígios e provas, tanto a nível nacional como internacional, englobando perspectivas técnicas e legais. Em última análise, o artigo busca integrar essas ideias e propor uma padronização de interpretações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).