FÍSICA EM QUADRINHOS

Te vi na TV

Autores

  • Eduardo Oliveira Ribeiro de Souza IOC/FIOCRUZ
  • Deise Miranda Vianna Instituto de Física / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v5i3.1072

Palavras-chave:

ensino de Física, histórias em quadrinhos, reflexão, ensino por investigação, argumentação na sala de aula

Resumo

As histórias em quadrinhos são usadas pelo seu caráter lúdico e ilustrativo. Defendemos que o potencial pedagógico delas está além do lúdico e artísticos podendo levar os alunos a melhor aprendizagem dessa maneira. Neste artigo demonstramos que os quadrinhos podem ser utilizados numa perspectiva crítica e conscientizadora. Ministramos oficina que tinha como objetivo divulgar a proposta de utilização dos quadrinhos críticos para licenciandos. Neste artigo analisamos a interação entre os licenciandos e os quadrinhos numa proposta crítica e reflexiva de utilização. Os resultados mostram evidências de que houve construção de conhecimento a partir da interação entre eles, tanto no entendimento da tirinha quando na execução da atividade proposta. Com isso, concluímos que os quadrinhos podem ser usados numa abordagem com caráter crítico e conscientizador, desde que esteja associado com uma proposta didática que os favoreça.

Downloads

Publicado

28-12-2021

Como Citar

FÍSICA EM QUADRINHOS: Te vi na TV. (2021). Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 5(3), 79-98. https://doi.org/10.36524/profept.v5i3.1072

Artigos Semelhantes

161-170 de 175

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.