O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO: O JULGAMENTO DO PLÁSTICO
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v12i1.759Resumen
O presente artigo trata-se de um relato de experiência vivenciada por um aluno do IFES, campus Vila Velha, durante a aplicação de uma sequência didática (SD) na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Agenor Roris. A SD teve como objetivo nuclear o ensino de química orgânica sob a temática de polímeros plásticos a partir de uma abordagem crítica buscando evidenciar e responder a pergunta: os plásticos são um problema ou uma solução para a sociedade? A SD foi aplicada em duas turmas de estudantes da 3ª série (cerca de 60 alunos) do ensino médio regular e sua estruturação foi realizada com base na metodologia dos três momentos pedagógicos (3 MPs) sugeridos por Delizoicov e Angotti (1990). No primeiro momento foi realizada uma apresentação da SD aos estudantes. No segundo, uma problematização a partir de notícias. No terceiro, duas aulas expositivas dialogadas e uma oficina de confecção de “slimes”. E por último a realização do júri simulado. Após a aplicação foi observado o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos.
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