A PRODUÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS COMO FORMA DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE E PROPAGAÇÃO CIENTÍFICA

Autores/as

  • Cristiane de Jesus Santana Universidade Federal de Sergipe https://orcid.org/0000-0001-8967-5933
  • Jeicielle de Castro Figueiredo Universidade Federal de Sergipe
  • Johnny de Araújo Resende Universidade Federal de Sergipe
  • Melissa Cordeiro Palmeira Santana Universidade Federal de Sergipe
  • Nathália Xavier Universidade Federal de Sergipe
  • Samilly Noêmia Azevêdo dos Santos Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i1.2604

Resumen

Este trabalho relata a experiência dos discentes no evento Encontro das áreas da Biologia
(ENABIO) criado durante o Estágio Supervisionado II na Universidade Federal de Sergipe em 2023. A
disciplina incentivou a produção de um evento de grandes proporções, explorando abordagens e
estratégias de ensino por meio do uso de espaços não formais a fim de uma maior acessibilidade e
aprofundamento por parte dos graduandos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) do vasto mundo da
Biologia. O desenvolvimento de eventos no curso de Biologia introduz diferentes perspectivas de
conhecimento e mantém o viés científico, enquanto o Estágio Supervisionado II promove a prática em
ambientes não formais de ensino tendo em vista a importância desses para a construção do conhecimento.
O ENABIO contou com a participação de docentes e discentes em ciclos de palestras, mesas-redondas e
minicursos ao decorrer dos dois dias de evento. O ENABIO resultou no enriquecimento científico dos
participantes através das temáticas biológicas ofertadas de modo a fortalecer a trajetória acadêmica.

Biografía del autor/a

  • Cristiane de Jesus Santana, Universidade Federal de Sergipe

    Graduanda em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente é bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) no laboratótio Didatec com o projeto História de mulheres cientistas nas ciências: Memórias, experiências, resistências e relações de gênero na UFS.

  • Jeicielle de Castro Figueiredo, Universidade Federal de Sergipe

    Graduanda em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atuante como bolsista no projeto de Iniciação Tecnológica (IT) focado na área de Microbiologia Aplicada na UFS.

  • Johnny de Araújo Resende, Universidade Federal de Sergipe

    Graduando em Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

  • Melissa Cordeiro Palmeira Santana, Universidade Federal de Sergipe

    Graduanda em Licenciatura plena pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente é bolsista de Iniciação Científica do laboratório Didatec com o projeto História de Mulheres cientistas na Ciência: Memórias, experiências, resistências e relações de gênero.

  • Nathália Xavier, Universidade Federal de Sergipe

    Graduanda em Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

  • Samilly Noêmia Azevêdo dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

    Graduanda em Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Publicado

06-06-2024