A PRODUÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS COMO FORMA DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE E PROPAGAÇÃO CIENTÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i1.2604Abstract
Este trabalho relata a experiência dos discentes no evento Encontro das áreas da Biologia
(ENABIO) criado durante o Estágio Supervisionado II na Universidade Federal de Sergipe em 2023. A
disciplina incentivou a produção de um evento de grandes proporções, explorando abordagens e
estratégias de ensino por meio do uso de espaços não formais a fim de uma maior acessibilidade e
aprofundamento por parte dos graduandos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) do vasto mundo da
Biologia. O desenvolvimento de eventos no curso de Biologia introduz diferentes perspectivas de
conhecimento e mantém o viés científico, enquanto o Estágio Supervisionado II promove a prática em
ambientes não formais de ensino tendo em vista a importância desses para a construção do conhecimento.
O ENABIO contou com a participação de docentes e discentes em ciclos de palestras, mesas-redondas e
minicursos ao decorrer dos dois dias de evento. O ENABIO resultou no enriquecimento científico dos
participantes através das temáticas biológicas ofertadas de modo a fortalecer a trajetória acadêmica.