O ENSINO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
UMA PROPOSTA DIDÁTICA UTILIZANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i1.1625Abstract
Dentro das aulas de matemática, observa-se que os estudantes se encontram cada vez mais desmotivados. Diante disso, este artigo tem por verificar como a modelagem matemática se desenvolveu no processo de ensino e aprendizagem de funções exponenciais, em uma turma da 1ª série do ensino médio de uma escola particular de Cachoeiro de Itapemirim – ES. Para aplicação da presente intervenção foram estabelecidos dois momentos distintos, porém complementares, sendo o primeiro estabelecido em grupos de pesquisa e no segundo decorreu a discussão e modelação em sala de aula, realizadas por meio do uso da Modelagem Matemática. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, de nível exploratório a qual os dados foram analisados de forma qualitativa. Ao fim da ação pedagógica, pode-se inferir que ao utilizar a Modelagem Matemática como metodologia de ensino, nas aulas sobre funções exponenciais, houve um aprendizado mais prazeroso e satisfatório para os estudantes, o que auxilia o processo de ensino e aprendizagem da matemática.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os direitos autorais de todos os artigos publicados são da Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco. Neste caso, após a aprovação do artigo, o autor deverá preencher a Declaração de Autorização de Publicação, na qual consta a cessão de direitos autorais sobre o texto. A reprodução de qualquer artigo em outras publicações, por quaisquer meios, requer autorização, por escrito, dos Editores. A realização de reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) poderá ocorrer somente após permissão, por escrito, dos Editores.