USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM CTSA PARA DEBATER SOBRE DESASTRES NATURAIS NO ENSINO MÉDIO

Authors

  • Ladiane Lopes de Vasconcelos IFES
  • ALINE MATTOS DE SOUZA MARQUES INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • JOSE WILKER CALATRONE INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • RENATO MIGUEL MACHADO MACHADO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • MANUELLA VILLAR AMADO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i1.1423

Keywords:

Videoaula. Geociências. Contextualização. Pandemia. CTS.

Abstract

A Sequência Didática (SD) com abordagem CTSA intitulada “Ih! Choveu barranco escorreu”, foi aplicada em uma escola pública, na 1ª série do Ensino Médio Regular, tendo por objetivo, debater sobre a dinâmica dos desastres naturais pelos alunos, tratando especificamente os deslizamentos de massas. Trata-se de um trabalho de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, organizada em três etapas: 1) Construção da SD; 2) Validação a priori, feita por pares; 3) validação a posteriori. Realizada a partir da intervenção escolar. A validação de pares mostrou que alguns pontos necessitavam de mudanças para que o trabalho fosse realmente efetivo. A intervenção em ambiente escolar evidenciou as opiniões, dificuldades e interesse dos alunos, principalmente a utilização de vídeoaula em sala, no qual contribuiu para a compreensão de termos científicos. Conclui-se que a SD proporcionou experiências significativas e estimulantes, envolvendo a escolha do tema sobre desastres naturais no ensino de Ciências Naturais.

Published

25-04-2023

How to Cite

VASCONCELOS, Ladiane Lopes de; MARQUES, ALINE MATTOS DE SOUZA; CALATRONE, JOSE WILKER; MACHADO , RENATO MIGUEL MACHADO; AMADO , MANUELLA VILLAR. USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM CTSA PARA DEBATER SOBRE DESASTRES NATURAIS NO ENSINO MÉDIO . Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 11, n. 1, 2023. DOI: 10.36524/saladeaula.v11i1.1423. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1423.. Acesso em: 24 nov. 2024.

Received

08-10-2021

Accepted

24-02-2022

Published

25-04-2023