ENTRE INTERDITOS E TRANSGRESSÕES: O EROTISMO NO CONTO “A VIRGEM DOS ESPINHOS”, DE JOÃO GILBERTO NOLL

Autores

  • Josiane Brunetti Cani
  • Elizabete Gerlânia Caron Sandrini Instituto Federal do Espírito Santo
  • Teresinha de Jesus Cani Fagundes

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v6i4.985

Palavras-chave:

Erotismo; transgressão; interdito.

Resumo

Este trabalho analisa a linguagem subversiva inscrita no conto “A virgem dos espinhos”, de João Gilberto Noll, com o objetivo de desvendar os interditos e as transgressões relacionadas ao erotismo sob a luz da teoria de Georges Bataille e o signo da diferença dramática, misteriosa e violenta entre o feminino e o masculino, discutida na obra de Francesco Alberoni. A proposta metodológica se baseia na estética da recepção, de Hans Robert Jauss. A contraposição do contínuo e do descontínuo como ponto fundamental da diferença entre os dois gêneros, masculino e feminino, é explicitada no texto. Propõe-se que a linguagem do conto é revestida de elementos literários que conduzem a imaginação do leitor ao mais alto grau de tensão, principalmente em relação às atitudes do sexo masculino.

Biografia do Autor

Elizabete Gerlânia Caron Sandrini, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutora e Mestre em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo. É servidora do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, campus Colatina e, atualmente, responde pela Direção de Ensino.  Tem vários artigos e capítulos de livros publicados, além de ser uma das autoras dos livros: O Brasil é um escambo (2017) Literatura, comunidade, cultura e alteridade no Modernismo Brasileiro: a prosa da geração de 30 (2018).

Teresinha de Jesus Cani Fagundes

Especialista, possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (1974) e especializaçãoo em Língua Portuguesa pelo Fundação Educacional Presidente Castelo Branco (1997) . 

Downloads

Publicado

2020-12-28

Como Citar

Cani, J. B. ., Gerlânia Caron Sandrini, E., & Cani Fagundes, T. de J. (2020). ENTRE INTERDITOS E TRANSGRESSÕES: O EROTISMO NO CONTO “A VIRGEM DOS ESPINHOS”, DE JOÃO GILBERTO NOLL. Revista Ifes Ciência , 6(4), 166-176. https://doi.org/10.36524/ric.v6i4.985

Edição

Seção

Artigos científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)