ENTRE INTERDITOS E TRANSGRESSÕES: O EROTISMO NO CONTO “A VIRGEM DOS ESPINHOS”, DE JOÃO GILBERTO NOLL
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v6i4.985Palabras clave:
Erotismo; transgressão; interdito.Resumen
Este trabalho analisa a linguagem subversiva inscrita no conto “A virgem dos espinhos”, de João Gilberto Noll, com o objetivo de desvendar os interditos e as transgressões relacionadas ao erotismo sob a luz da teoria de Georges Bataille e o signo da diferença dramática, misteriosa e violenta entre o feminino e o masculino, discutida na obra de Francesco Alberoni. A proposta metodológica se baseia na estética da recepção, de Hans Robert Jauss. A contraposição do contínuo e do descontínuo como ponto fundamental da diferença entre os dois gêneros, masculino e feminino, é explicitada no texto. Propõe-se que a linguagem do conto é revestida de elementos literários que conduzem a imaginação do leitor ao mais alto grau de tensão, principalmente em relação às atitudes do sexo masculino.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista Ifes Ciência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).