CRISE HÍDRICA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SANTA MARIA DO DOCE – ES: CARACTERIZAÇÃO, AVANÇOS E DESAFIOS

Autores

  • Elvis Pantaleão Ferreira Instituto Federal de Educação do Espírito Santo – IFES, campus Santa Teresa https://orcid.org/0000-0001-7798-8385
  • Jéssica Broseghini Loss Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF
  • André Barcellos Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
  • Antonio da Silva Ferreira Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v6i4.745

Palavras-chave:

Bacia hidrográfica, abastecimento humano, agricultura

Resumo

O trabalho objetiva apresentar e discutir um panorama da caracterização, avanços e desafios da crise hídrica vivenciada na bacia hidrográfica do Rio Santa Maria do Doce no estado do Espírito Santo. A pesquisa teve como propósito, não só um olhar de cunho técnico científico, mas, ser instrumento de reflexão e de ações de melhoria, fornecendo subsídios para orientar futuras atuações e investimentos públicos. A pesquisa caracteriza-se de natureza qualitativa e exploratória, para tanto, o trabalho constou de visitas em campo, uso de fichas-relatório, registros fotográficos, aquisição de dados secundários, assim como mediante abordagens em entrevistas semiestruturadas. É inegável a atuação dos órgãos públicos e do comitê da bacia, contudo pela análise dos aspectos analisados, entende-se que faz-se necessário inovações numa perspectiva de mudança radical dos hábitos para a convivência com baixa demanda hídrica, é preciso a internalização urgente de uma nova cultura para atuar diante dos desafios da realidade, como armazenamento da água pluvial, igualmente é salutar adoção efetiva de atitudes e estratégias ambientais inteligentes para a preservação das nascentes, matas ciliares, uso racional dos recursos hídricos.

Biografia do Autor

Elvis Pantaleão Ferreira, Instituto Federal de Educação do Espírito Santo – IFES, campus Santa Teresa

Mestre em Engª. Ambiental pela UFRPE; Especialização em Educação, Saúde e Meio Ambiente; Especialização em Direito Ambiental e em Engª. Ambiental; Graduado no Curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental e Gestão Ambiental; Téc. em Meio Ambiente , Téc. Agrícola . Pesquisador e colaborador em pesquisas do PIBIC/PIBITI/PIBIC-EM junto aos órgãos de fomento CNPq, FAPES e ao IFES. Integrante dos grupos de pesquisas Manejo de Recursos Hídricos e Ambientais; Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável; Novas Ferramentas e Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências. Atua como Professor do curso de Pós Graduação em Educação e Gestão Ambiental ministrando os módulos de Recursos Naturais e Energias, Gestão e Segurança de Riscos Ambientais e Saneamento Ambiental; Membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Santa Teresa; Membro do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria do Doce/ES; Autor de capitulo de Livros.

Jéssica Broseghini Loss, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF; Doutoranda em Produção Vegetal

André Barcellos, Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Universidade Federal do Espírito Santo – UFES; Mestrando em gestão e regulação de recursos hídricos.

Antonio da Silva Ferreira, Instituto Federal do Espírito Santo

Tecnólogo em Saneamento Ambiental – IFES campus Colatina.

Downloads

Publicado

2020-12-28 — Atualizado em 2020-12-29

Versões

Como Citar

Pantaleão Ferreira, E., Broseghini Loss, J. ., Barcellos, A. ., & da Silva Ferreira, A. . (2020). CRISE HÍDRICA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SANTA MARIA DO DOCE – ES: CARACTERIZAÇÃO, AVANÇOS E DESAFIOS. Revista Ifes Ciência , 6(4), 114-131. https://doi.org/10.36524/ric.v6i4.745 (Original work published 28º de dezembro de 2020)

Edição

Seção

Artigos científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)