CRISE HÍDRICA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SANTA MARIA DO DOCE – ES: CARACTERIZAÇÃO, AVANÇOS E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v6i4.745Palabras clave:
Bacia hidrográfica, abastecimento humano, agriculturaResumen
O trabalho objetiva apresentar e discutir um panorama da caracterização, avanços e desafios da crise hídrica vivenciada na bacia hidrográfica do Rio Santa Maria do Doce no estado do Espírito Santo. A pesquisa teve como propósito, não só um olhar de cunho técnico científico, mas, ser instrumento de reflexão e de ações de melhoria, fornecendo subsídios para orientar futuras atuações e investimentos públicos. A pesquisa caracteriza-se de natureza qualitativa e exploratória, para tanto, o trabalho constou de visitas em campo, uso de fichas-relatório, registros fotográficos, aquisição de dados secundários, assim como mediante abordagens em entrevistas semiestruturadas. É inegável a atuação dos órgãos públicos e do comitê da bacia, contudo pela análise dos aspectos analisados, entende-se que faz-se necessário inovações numa perspectiva de mudança radical dos hábitos para a convivência com baixa demanda hídrica, é preciso a internalização urgente de uma nova cultura para atuar diante dos desafios da realidade, como armazenamento da água pluvial, igualmente é salutar adoção efetiva de atitudes e estratégias ambientais inteligentes para a preservação das nascentes, matas ciliares, uso racional dos recursos hídricos.
Publicado
Versiones
- 29-12-2020 (2)
- 28-12-2020 (1)
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista Ifes Ciência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).