O PAPEL DO FORUMEIBA NA CONSOLIDAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NAS ESCOLAS INDÍGENAS DA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v6i2.479Palavras-chave:
instituição; FORUMEIBA; indígenas; conquistas; Políticas Públicas.Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir o Fórum de Educação Indígena da Bahia (FORUMEIBA) desde a sua criação até os dias atuais. Nele, enfatizamos o propósito desta instituição que lida com a Educação Escolar Indígena em nível estadual. O objetivo que nos levou a elaborá-lo foi uma grande preocupação entre os povos indígenas da Bahia com a falta de qualidade de suas escolas devido à falta de assistência da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, fazendo com que as Políticas Públicas de Educação não sejam eficazes para as populações indígenas deste estado. Ao elaborar este artigo, foram utilizadas experiências pessoais de um dos autores sobre o assunto; entrevistas com indígenas que ajudaram a fundar o FORUMEIBA e indígenas aprovados no concurso público, categoria professor indígena. Também usamos relatórios de sites que tratam deste Fórum e autores que tratam da educação escolar indígena. Começamos fazendo um breve histórico do FORUMEIBA, contando como foi criado e qual era o seu objetivo. Depois, conversamos sobre as conquistas obtidas por meio dessa instituição e finalizamos informando as demandas que ainda persistem na educação escolar indígena do estado. Concluímos enfatizando a necessidade de os povos indígenas se unirem cada vez mais para lutar por seus direitos e nunca desanimar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).