AÇÕES FORMATIVAS E INVESTIGATIVAS DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO ESPÍRITO SANTO

Autores

  • Maria Auxiliadora Vilela Paiva IFES
  • Andressa de Oliveira Faria Lorenzutti Semed Colatina
  • Ayandara Pozzi de Moraes Campos Seme Cariacica e Semed Vila Velha
  • Tatiana Bonomo de Sousa Sedu-ES
  • Wallace Coutinho Soares Sedu-ES

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v14i2.3070

Palavras-chave:

Formação docente, Matemática para o ensino, Investigação de conceito, Saberes docentes.

Resumo

A integração de práticas de extensão, ensino e pesquisa é fundamental na formação docente, sendo parte do processo de (re)significação de saberes para o ensino no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do Espírito Santo. Nesse sentido, apresentamos neste artigo reflexões oriundas de quatro processos formativos em contextos da formação inicial ou continuada com professores embasados na perspectiva teórica da Matemática para o Ensino por meio da metodologia de pesquisa e de formação Concept Study. Com o intuito de possibilitar aos participantes desenvolverem uma matemática para o ensino, por meio da investigação de alguns conceitos matemáticos, foram valorizados saberes que emergiram da prática docente e das experiências dos participantes em discussões coletivas. Em uma linha qualitativa de pesquisa, os dados produzidos e analisados indicam que as ações desenvolvidas contribuíram para um movimento de (re)significação dos conceitos matemáticos abordados, ampliando saberes da prática docente. Assim, esses contextos de formação docente mostram uma possibilidade de caminho propício para que aprendizagens diversas ocorram e sejam espaços de reconhecimento e valorização profissional do professor e do futuro professor.

 

Biografia do Autor

  • Maria Auxiliadora Vilela Paiva, IFES

    Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (1972), Mestrado em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1980), doutorado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999) e Pós- Doutorado no Departamento de Matemática da UFRJ(2018). Atualmente professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo- Ifes , atuando como professora/pesquisadora da Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática- Educimat - Ifes. Coordeno o Projeto de Pesquisa Formação de Professores e Profissionalização na Formação Inicial e Continuada com professores que ensinam Matemática. Os Estudos e Pesquisas se dão na na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professor que Ensina Matemática e Práticas Pedagógicas em Matemática. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do Espírito Santo- Gepem-ES.

  • Andressa de Oliveira Faria Lorenzutti, Semed Colatina

    Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2019). Especialista em: Educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental (2010); Supervisão, Gestão e Orientação Escolar (2010); e Educação Inclusiva: legislação e atendimento à pessoa com deficiência (2016), pela Faculdade Castelo Branco-ES. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia (2009) e Bacharel em Administração (2014), pela Universidade Norte do Paraná. Servidora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Colatina. Possui experiência como docente na educação básica, como gestora na função de: supervisora e diretora escolar e como formadora de professores dos anos iniciais do ensino fundamental.

  • Ayandara Pozzi de Moraes Campos, Seme Cariacica e Semed Vila Velha

    Doutoranda e mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2021). Graduada em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2013) e em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2021). Tem experiência docente nos anos finais do ensino fundamental, no ensino médio, na educação de jovens e adultos e como formadora de professores que ensinam Matemática. É professora de Matemática efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Cariacica e de Vila Velha

  • Tatiana Bonomo de Sousa, Sedu-ES

    Doutoranda e mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2019). Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008). Atua como técnica pedagógica do Centro de Formação de Professores da Secretaria da Educação do Estado do Espírito Santo. Desenvolve pesquisas na área de Formação de Professores no contexto da Educação Matemática.

  • Wallace Coutinho Soares, Sedu-ES

    Mestrando em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo. Graduado em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2021). Com experiência docente no Ensino Fundamental e Médio. Desenvolve pesquisas na linha de formação de professores que ensinam matemática.

Downloads

Publicado

19-12-2024

Como Citar

AÇÕES FORMATIVAS E INVESTIGATIVAS DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO ESPÍRITO SANTO. (2024). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 1(Edição Especial). https://doi.org/10.36524/dect.v14i2.3070