AÇÕES FORMATIVAS E INVESTIGATIVAS DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO ESPÍRITO SANTO
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v14i2.3070Palabras clave:
Formação docente, Matemática para o ensino, Investigação de conceito, Saberes docentes.Resumen
A integração de práticas de extensão, ensino e pesquisa é fundamental na formação docente, sendo parte do processo de (re)significação de saberes para o ensino no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do Espírito Santo. Nesse sentido, apresentamos neste artigo reflexões oriundas de quatro processos formativos em contextos da formação inicial ou continuada com professores embasados na perspectiva teórica da Matemática para o Ensino por meio da metodologia de pesquisa e de formação Concept Study. Com o intuito de possibilitar aos participantes desenvolverem uma matemática para o ensino, por meio da investigação de alguns conceitos matemáticos, foram valorizados saberes que emergiram da prática docente e das experiências dos participantes em discussões coletivas. Em uma linha qualitativa de pesquisa, os dados produzidos e analisados indicam que as ações desenvolvidas contribuíram para um movimento de (re)significação dos conceitos matemáticos abordados, ampliando saberes da prática docente. Assim, esses contextos de formação docente mostram uma possibilidade de caminho propício para que aprendizagens diversas ocorram e sejam espaços de reconhecimento e valorização profissional do professor e do futuro professor.