OS PRODUTOS EDUCACIONAIS DA ÁREA DE ENSINO EM HUMANIDADES RELACIONADOS COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL:
UMA ANÁLISE QUALITATIVA
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v14i1.1933Palavras-chave:
Produto Educacional, Programa de Pós Graduação em Ensino de Humanidades, Educação Ambiental.Resumo
O trabalho em tela traz os resultados de uma análise sobre produtos educacionais com foco na Educação Ambiental, do Programa de Pós Graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo. Buscou-se com esse estudo avaliar esses materiais, visando servir de base para os futuros estudantes que poderão aperfeiçoar seus produtos educacionais e, consequentemente, contribuir para o programa e para o processo de ensino-aprendizagem como profissionais da educação. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório que envolveu a execução de uma pesquisa de fontes documentais compostas por 7 produtos educacionais que trabalharam sob a vertente da educação ambiental produzidos pelos alunos do mestrado, permitindo assim, traçar um panorama das perspectivas do programa. Estes materiais foram avaliados com base nos critérios Complexidade, Impacto, Aplicabilidade, Acesso, Aderência e Inovação, conforme proposto no modelo de Rizzatti et al (2020). Embora seja um estudo inicial, não obstante, acredita-se no seu potencial de contribuição para o programa, para a área de ensino em humanidades e para futuros discentes que queiram atingir um nível superior de eficiência em seus materiais educativos. De modo geral, os produtos educativos analisados alcançaram níveis satisfatórios em todos os critérios avaliados, mas a pesquisa mostrou que há campos para melhora, indicando assim que os futuros mestrandos do programa devam dar mais atenção às carências levantadas ao elaborarem seus materiais educacionais, visando alcançarem um nível de excelência no resultado final de suas produções.