OS PRODUTOS EDUCACIONAIS DA ÁREA DE ENSINO EM HUMANIDADES RELACIONADOS COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL:

UMA ANÁLISE QUALITATIVA

Autores/as

  • Sabrine Lino Pinto Insituto Federal do Espírito Santo
  • Eduardo Fausto Kuster Cid Instituto Federal do Espírito Santo
  • Maria Aparecida Beltrame Milanesi Instituto Federal do Espírito Santo
  • Dorian Miranda Rangel Instituto Federal do Espírito Santo
  • Levanildo Silva de Oliveira Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v14i1.1933

Palabras clave:

Produto Educacional, Programa de Pós Graduação em Ensino de Humanidades, Educação Ambiental.

Resumen

O trabalho em tela traz os resultados de uma análise sobre produtos educacionais com foco na Educação Ambiental, do Programa de Pós Graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo. Buscou-se com esse estudo avaliar esses materiais, visando servir de base para os futuros estudantes que poderão aperfeiçoar seus produtos educacionais e, consequentemente, contribuir para o programa e para o processo de ensino-aprendizagem como profissionais da educação. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório que envolveu a execução de uma pesquisa de fontes documentais compostas por 7 produtos educacionais que trabalharam sob a vertente da educação ambiental produzidos pelos alunos do mestrado, permitindo assim, traçar um panorama das perspectivas do programa. Estes materiais foram avaliados com base nos critérios Complexidade, Impacto, Aplicabilidade, Acesso, Aderência e Inovação, conforme proposto no modelo de Rizzatti et al (2020). Embora seja um estudo inicial, não obstante, acredita-se no seu potencial de contribuição para o programa, para a área de ensino em humanidades e para futuros discentes que queiram atingir um nível superior de eficiência em seus materiais educativos. De modo geral, os produtos educativos analisados alcançaram níveis satisfatórios em todos os critérios avaliados, mas a pesquisa mostrou que há campos para melhora, indicando assim que os futuros mestrandos do programa devam dar mais atenção às carências levantadas ao elaborarem seus materiais educacionais, visando alcançarem um nível de excelência no resultado final de suas produções.

Biografía del autor/a

  • Eduardo Fausto Kuster Cid, Instituto Federal do Espírito Santo

    Professor Titular do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH - IFES), Licenciado e Bacharel em Geografia (UFES 1999 e 2005), Mestre em Engenharia Civil/Engenharia de Transportes (UFES 2003), Doutor em Educação (UFAL 2017) com estágio Pós Doutoral em Educação Ambiental (UFES 2019). Vasta experiência na elaboração e análise de projetos ambientais, autor/coautor de livros e artigos científicos, produtor executivo do curta metragem Reno, líder do grupo de pesquisa Aracê, membro do conselho editorial da Edifes e da Editora Cousa. Revisor científico das revistas Quaestio e Debates em Educação Científica e Tecnológica. Atualmente se dedica à pesquisas nas áreas de produção de jogos e educação ambiental.

  • Maria Aparecida Beltrame Milanesi, Instituto Federal do Espírito Santo

    Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Vila Velha (2006). Licenciatura plena em biologia, FINOM,2010. Pós Graduação em gestão e educação ambiental, Saberes, 2010 Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atua como professora de ciências, estatutária, nas redes municipais de Cariacica e Vitória.

  • Dorian Miranda Rangel, Instituto Federal do Espírito Santo

    Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1981). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, Humanas e Econômica. Atuei como Professor de Prática de Ensino, na UFES. Experiência em Direção e Coordenação de Ensino.

  • Levanildo Silva de Oliveira, Instituto Federal do Espírito Santo

    Mestrando em Ensino de Humanidades - IFES - Vitória/ES, possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia .UNEB Pós-graduado em Gestão Escolar, pós-graduado em Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Infantil, Bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Superior de Vitória - ES.

Publicado

07-11-2024

Cómo citar

OS PRODUTOS EDUCACIONAIS DA ÁREA DE ENSINO EM HUMANIDADES RELACIONADOS COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL:: UMA ANÁLISE QUALITATIVA. (2024). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 14(1). https://doi.org/10.36524/dect.v14i1.1933