ACOMPANHAMENTO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PÚBLICO DAS RESERVAS DE VAGAS E AS CONTRIBUIÇÕES FREIREANAS

Autores

  • Rosiane Nascimento do Santíssimo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES
  • Dr. Gabriel Domingos Carvalho Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i2.2964

Resumo

Os desafios no acompanhamento dos estudantes que ingressam por reservas de vagas de ações afirmativas interferem na elaboração de estratégias de permanência desses sujeitos. Sendo assim, é importante compreender como se dá o acompanhamento, e propor ações para contribuir com a permanência e aprendizagem desses estudantes, uma vez que há uma escassez de pesquisas sobre o assunto, especificamente nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Abordaremos essa temática com as contribuições do pensamento de Paulo Freire para a efetivação da inclusão e transformação educacional na Educação Profissional e Tecnológica - EPT. Discorreremos sobre as ações afirmativas e sua relação com o pensamento freireano, como parte do enfrentamento da estrutura opressiva existente no sistema educacional brasileiro. Apresentamos alguns pressupostos que dialogam com a realidade da EPT, em busca de uma educação transformadora, que envolva a participação, o diálogo e o acompanhamento integrado dos estudantes.

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Publicado

30-10-2024

Como Citar

NASCIMENTO DO SANTÍSSIMO, Rosiane; DOMINGOS CARVALHO, Gabriel. ACOMPANHAMENTO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PÚBLICO DAS RESERVAS DE VAGAS E AS CONTRIBUIÇÕES FREIREANAS. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 81–90, 2024. DOI: 10.36524/saladeaula.v13i2.2964. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2964.. Acesso em: 5 nov. 2024.