ACOMPANHAMENTO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PÚBLICO DAS RESERVAS DE VAGAS E AS CONTRIBUIÇÕES FREIREANAS
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i2.2964Abstract
Os desafios no acompanhamento dos estudantes que ingressam por reservas de vagas de ações afirmativas interferem na elaboração de estratégias de permanência desses sujeitos. Sendo assim, é importante compreender como se dá o acompanhamento, e propor ações para contribuir com a permanência e aprendizagem desses estudantes, uma vez que há uma escassez de pesquisas sobre o assunto, especificamente nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Abordaremos essa temática com as contribuições do pensamento de Paulo Freire para a efetivação da inclusão e transformação educacional na Educação Profissional e Tecnológica - EPT. Discorreremos sobre as ações afirmativas e sua relação com o pensamento freireano, como parte do enfrentamento da estrutura opressiva existente no sistema educacional brasileiro. Apresentamos alguns pressupostos que dialogam com a realidade da EPT, em busca de uma educação transformadora, que envolva a participação, o diálogo e o acompanhamento integrado dos estudantes.
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