CURSO MOOC PARA FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS NO PROJETO RIO DOCE ESCOLAR A PARTIR DA LEI Nº 10.639/03

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i2.2971

Resumen

O presente estudo desenvolvido a partir do Projeto Rio Doce Escolar que oferece formação continuada a educadores ambientais em Baixo Guandu, Marilândia, Colatina e Linhares/ES, apresenta um panorama analítico sobre a implementação da lei 10.639/03 no ensino brasileiro. Entre os participantes do curso MOOC (Curso Online Aberto e Massivo) “Comunidades Quilombola e os Saberes Socioambientais”, muitos demonstraram conhecimento da legislação, integrando-a em suas práticas. Contudo, a maioria desconhecia a inclusão da História e Cultura afro-brasileira nos currículos, evidenciando uma lacuna na formação docente e na aplicação das políticas educacionais. O curso MOOC emerge como uma ferramenta relevante para a formação continuada de educadores ambientais, oferecendo atividades, sugestões e materiais instrucionais que promovem o desenvolvimento profissional. No entanto, a aplicação das diretrizes enfrenta desafios, como falta de formação específica, preconceitos e escassez de material didático apropriado. 

Biografía del autor/a

  • Débora Lázara Rosa, Ifes

    Lattles: http://lattes.cnpq.br/6271649377443669
    Graduação: Licenciatura em Química
    Mestrado: Ensino na Educação Básica
    Doutorado: Formação de professores de Ciências ( em andamento)

Publicado

30-10-2024

Cómo citar

LÁZARA ROSA, Débora; VILLAR AMADO, Manuella. CURSO MOOC PARA FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS NO PROJETO RIO DOCE ESCOLAR A PARTIR DA LEI Nº 10.639/03. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 112–123, 2024. DOI: 10.36524/saladeaula.v13i2.2971. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2971.. Acesso em: 3 dec. 2024.