CURSO MOOC PARA FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS NO PROJETO RIO DOCE ESCOLAR A PARTIR DA LEI Nº 10.639/03
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i2.2971Abstract
O presente estudo desenvolvido a partir do Projeto Rio Doce Escolar que oferece formação continuada a educadores ambientais em Baixo Guandu, Marilândia, Colatina e Linhares/ES, apresenta um panorama analítico sobre a implementação da lei 10.639/03 no ensino brasileiro. Entre os participantes do curso MOOC (Curso Online Aberto e Massivo) “Comunidades Quilombola e os Saberes Socioambientais”, muitos demonstraram conhecimento da legislação, integrando-a em suas práticas. Contudo, a maioria desconhecia a inclusão da História e Cultura afro-brasileira nos currículos, evidenciando uma lacuna na formação docente e na aplicação das políticas educacionais. O curso MOOC emerge como uma ferramenta relevante para a formação continuada de educadores ambientais, oferecendo atividades, sugestões e materiais instrucionais que promovem o desenvolvimento profissional. No entanto, a aplicação das diretrizes enfrenta desafios, como falta de formação específica, preconceitos e escassez de material didático apropriado.
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