FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS APLICADA AO REFLORESTAMENTO DE MATAS CILIARES A PARTIR DE UM CURSO DO TIPO MOOC

Autores/as

  • Paulo Cesar de Sousa Carpanedo Instituto Federal do Espírito Santo
  • Isaura Alcina Martins Nobre
  • Marize Lyra Silva Passos

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v12i2.2515

Resumen

A presente pesquisa visa analisar o potencial pedagógico de uma proposta formativa de um curso do tipo MOOC (Massive Open Online Courses), intitulado de “Reflorestamento de Matas Ciliares” aplicado no contexto do Programa Rio Doce Escolar a educadores ambientais do município de Linhares-ES. O curso possui certificação de 20 horas e apresenta os principais conceitos e técnicas de reflorestamento de matas ciliares sob a perspectiva da Educação Ambiental, com o intuito de promover ações de práxis educativas com a temática abordada. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, exploratória, descritiva e de intervenção. Os resultados apontam aspectos qualitativos positivos, indicando a importância da continuidade na formação dos professores, favorecendo a ampliação da Educação Ambiental de forma interdisciplinar nos espaços formais, auxiliando os cursistas a compreenderem a relação entre natureza e sociedade, bem como as consequências das ações humanas no meio ambiente.

Publicado

21-12-2023

Cómo citar

DE SOUSA CARPANEDO, Paulo Cesar; ALCINA MARTINS NOBRE, Isaura; LYRA SILVA PASSOS , Marize. FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS APLICADA AO REFLORESTAMENTO DE MATAS CILIARES A PARTIR DE UM CURSO DO TIPO MOOC. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 84–91, 2023. DOI: 10.36524/saladeaula.v12i2.2515. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2515.. Acesso em: 23 nov. 2024.