QUÍMICA PARA BAIXINHOS: ABORDAGEM EXPERIMENTAL E LÚDICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA A CRIANÇAS DE 5 A 12 ANOS
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i1.2385Resumen
Este trabalho possui o objetivo de promover o contato inicial de crianças e adolescentes de 5 a 12 anos com a Química, para contribuir com seu futuro aprendizado científico e despertar seu interesse pelo componente. Para tal, de setembro de 2019 a setembro de 2020, foram selecionados experimentos de Química considerando: disponibilidade de materiais, manuseio seguro, correlação com cotidiano, ludicidade e faixa etária. Estes foram aplicados em momento científico no Ifes campus Itapina com alunos do ensino municipal de Colatina, publicados na rede social do campus durante o isolamento social da pandemia de COVID-19 e compilados em um e-book que foi utilizado por alunos do quinto ano da escola EMEF João Manoel Meneguelli, durante o ensino remoto. As demonstrações de interesse e entusiasmo observados no momento científico, nas mensagens coletadas nas publicações do Instagram e em relatos de professores da escola João Manoel Meneguelli mostraram boa aceitação desta metodologia de ensino.