ENSINO MÉDIO INTEGRADO DOS INSTITUTOS FEDERAIS
PARA QUÊ E PARA QUÊM?
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i2.2965Abstract
Este artigo apresenta a pesquisa “Conhecendo Caminhos para uma Educação Integral”, que questiona: para que e para quem são os cursos técnicos de Ensino Médio Integrado (EMI) dos Institutos Federais (IFs)? A pesquisa analisa a dualidade histórica da educação no Brasil, entre o ensino técnico e acadêmico. O objetivo é entender quem são os estudantes do EMI e a finalidade desses cursos, mediante entrevistas e questionário com estudantes do Eixo Recursos Naturais. Utilizar-se-a da análise de conteúdo para explorar o Capital Cultural, e propõe-se uma História em Quadrinhos (HQ) para melhorar a comunicação sobre esses cursos com os estudantes do Ensino Fundamental de comunidades pesqueiras. O artigo está dividido em introdução, concepções de Paulo Freire, metodologia, resultados esperados e considerações finais. Este estudo visa ampliar o debate sobre o papel e o acesso ao EMI, considerando as desigualdades sociais e econômicas no Brasil.
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