DISCUSSÕES SOBRE COMPREENSÕES DE ALUNOS ACERCA DE FORMAS PLANAS E ESPACIAIS, SUAS REPRESENTAÇÕES E NOMENCLATURAS
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i1.1458Abstract
O objetivo deste texto é analisar compreensões de alunos sobre formas plana e espacial a partir de interações realizadas em ambiente virtual durante estudo de sólidos geométricos com alunos do ensino médio. Tem como base uma pesquisa de mestrado, cuja prática desenvolvida integrou ambientes virtual e presencial. Dessa forma, a partir das discussões de Angel Gutiérrez sobre visualização, analizou-se algumas interações dos alunos durante a realização de uma tarefa desenvolvida durante a pesquisa. Além disso, ampliou-se as discussões sobre ensino de geometria a partir dos estudos teóricos baseados em pressupostos da teoria histórico-cultural, mostrando alguns olhares para além da pesquisa de mestrado. Ao analisar as interações dos alunos, observou-se que eles modificaram suas compreensões acerca das formas geométricas, bem como notou-se a necessidade de ampliar os tipos de tarefas a serem desenvolvidas para que os alunos possam ampliar sua compreensão acerca das representações e, consequentemente, a apropriação do conceito geométrico trabalhado.