SENSOR QUÍMICO DE GÁS GLP, TRANSDUÇÃO ELETRÔNICA DE SINAL E TRANSMISSÃO DE DADOS UTILIZANDO PROTOCOLO ZIGBEE
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v6i4.768Palabras clave:
instrumentação, Arduino, sensor de gás, SnO2, ZigbeeResumen
Os sensores são um dos pilares da tecnologia contemporânea. Suas aplicações são inúmeras para diferentes campos. Assim, torna-se indispensável o desenvolvimento de sensores e métodos de comunicação entre dispositivos, bem como equipamentos de controle. Este trabalho propôs um sistema para detecção em fase gasosa de gás liquefeito de petróleo (GLP) em mistura com ar, utilizando um aparato experimental formado por elemento sensor de gás, controlador de temperatura e uma placa Arduino equipada com um transmissor de dados sem fio Zigbee. O trabalho envolveu a área de química e computação para atingir desde o desenvolvimento do elemento sensor a base de SnO2 até a instrumentação, apresentando assim a preparação da suspensão coloidal, deposição e tratamento térmico do filme, a montagem do sistema de mistura de gases e sistema de aquecimento do elemento sensor, os acoplamentos do microcontrolador para transmissão de dados através de dispositivos Zigbee, a elaboração e construção do circuito eletrônico, bem como a caracterização do filme de óxido e as medidas de sensor em atmosfera de mistura gasosa envolvendo ar e GLP. Um microcomputador, utilizando um programa escrito em linguagem Python, armazenou os dados, condicionados por um microcontrolador, recebidos por meio de rede sem fio Zigbee. Além dos resultados técnicos para o sensor desenvolvido com sensibilidade dentro dos limites de inflamabilidade da mistura ar e GLP, o trabalho permite concluir que o envolvimento de áreas relacionadas permite o desenvolvimento de trabalhos amplos envolvendo desde a elaboração até a instrumentação de sensor.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista Ifes Ciência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).