UTILIZAÇÃO DO CATALISADOR DE CaO/CCA PARA OBTENÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DO ÓLEO RESIDUAL DE FRITURA
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v10i4.2631Palavras-chave:
Biodiesel, Catalisador heterogêneo, Cinzas de casca de arroz, CaOResumo
O presente estudo investigou a produção de biodiesel por transesterificação do óleo residual de fritura (ORF), destacando o uso de catalisadores heterogêneos, especificamente o CaO impregnado em cinzas de cascas de arroz (CCA). O ORF foi caracterizado pela presença de rancidez hidrolítica e oxidativa, evidenciada pelo índice de acidez e pelo teste de Kreis, respectivamente, indicando sua aptidão para a produção de biodiesel, porém impróprio para consumo direto. O suporte do catalisador foi obtido por meio da lixiviação ácida seguida de calcinação em forno mufla por 3h a 500°C. Os ésteres obtidos durante a reação de transesterificação foram quantificados por RMN-1H. A partir dos parâmetros empregados nas reações obteve-se um rendimento máximo de 1,57% para o ORF. Os experimentos indicaram que a temperatura mostrou pouco impacto na conversão, enquanto que a redução da quantidade de catalisador aumentou moderadamente a conversão, tornando a produção economicamente vantajosa. Ainda que o catalisador tenha potencial, otimizações futuras são necessárias para melhorar a conversão a biodiesel, contribuindo assim para métodos mais eficientes e sustentáveis na indústria de biocombustíveis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).