O O TDC NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DESDE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores

  • Judite Scherer Wenzel Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Camila Carolina Colpo Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Márcia Santos da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v14i1.2949

Palavras-chave:

Leitura, Mediação, Planejamento

Resumo

A presente pesquisa tem como temática o uso de Textos de Divulgação Científica (TDC) no Ensino de Ciências e objetivou indicar um panorama geral acerca de como está sendo utilizado o TDC na formação inicial de professores, assim como identificar as finalidades e contribuições do TDC para a formação de professores, buscando responder à pergunta fenomenológica: o que é isso que se mostra? Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica em duas fontes: o Portal de Periódicos da Capes e o Google Acadêmico. Com isso, foram selecionados sete artigos, os quais foram analisados sob a perspectiva da Análise Textual Discursiva (ATD). A partir do percurso metodológico percorrido, emergiram duas categorias finais: 1) Importância do Professor conhecer as características do TDC e compreendê-lo como um Instrumento Mediador e 2) Movimentos de Leitura no Ensino de Ciências: Apropriação, Significação e Aprendizagem. Nos resultados apresenta-se o metatexto elaborado para a segunda categoria, o qual mostra a importância da compreensão da escolha do professor e do seu planejamento sobre o texto que irá utilizar em sala de aula, tendo em vista a sua finalidade no ensino.  

Downloads

Publicado

07-11-2024

Como Citar

O O TDC NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DESDE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. (2024). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 14(1). https://doi.org/10.36524/dect.v14i1.2949