Representações de tecnologias digitais em disciplinas de Cálculo: implicações na formação em Ciência da Computação
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v15i1.2853Palavras-chave:
Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), Representações sociais, Cálculo, Ciência da Computação, Cultura digitalResumo
Neste estudo, são caracterizadas as representações sociais de tecnologias digitais de informação e comunicação de alunos ingressantes em dois cursos da área de Ciência da Computação, estabelecendo-se uma análise quanto às principais implicações para o aprendizado de Cálculo. A partir das respostas a um questionário sobre a temática e utilizando-se a técnica de associação livre de palavras e análise de conteúdo, foram definidos os elementos centrais e periféricos das representações, considerando-se a frequência e o grau de relevância das evocações pelos participantes. A análise permitiu compreender a diversidade de sentidos para as tecnologias e identificar desafios e possibilidades na formação profissional dos estudantes, considerando o desenvolvimento de sua cultura digital ao longo da graduação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.