Representações de tecnologias digitais em disciplinas de Cálculo: implicações na formação em Ciência da Computação

Autores/as

  • Mara Kessler Ustra Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Jorge Lima Loiola Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Sandro Rogério Vargas Ustra Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v15i1.2853

Palabras clave:

Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), Representações sociais, Cálculo, Ciência da Computação, Cultura digital

Resumen

Neste estudo, são caracterizadas as representações sociais de tecnologias digitais de informação e comunicação de alunos ingressantes em dois cursos da área de Ciência da Computação, estabelecendo-se uma análise quanto às principais implicações para o aprendizado de Cálculo. A partir das respostas a um questionário sobre a temática e utilizando-se a técnica de associação livre de palavras e análise de conteúdo, foram definidos os elementos centrais e periféricos das representações, considerando-se a frequência e o grau de relevância das evocações pelos participantes. A análise permitiu compreender a diversidade de sentidos para as tecnologias e identificar desafios e possibilidades na formação profissional dos estudantes, considerando o desenvolvimento de sua cultura digital ao longo da graduação.

Biografía del autor/a

  • Mara Kessler Ustra, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

    Doctorado y Maestría en Ingeniería de Alimentos (URI), Licenciada en Matemáticas (URI), profesora de la Universidad Estatal de Minas Gerais (UEMG) e investigadora del Grupo de Investigación en Formación del Profesorado de Física (GPFPF)/CNPq.

  • Jorge Lima Loiola, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

    Mestre em Ensino de Ciências e Educação matemática (IFG) e doutorando em Educação na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia/MG, Brasil

  • Sandro Rogério Vargas Ustra, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

    Doutor em Educação e professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Ituiutaba/MG, Brasil

Publicado

28-06-2025

Cómo citar

Representações de tecnologias digitais em disciplinas de Cálculo: implicações na formação em Ciência da Computação. (2025). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 15(1). https://doi.org/10.36524/dect.v15i1.2853