A A TECNOLOGIA NO AUXÍLIO À EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM AUTISMO: ANÁLISE INTEGRADA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v14i1.2504Palavras-chave:
Autismo. Educação. Produção Científica.Resumo
Os Transtornos do Espectro Autista (TEA) afetam um número significativo de pessoas que possuem dificuldades de comunicação e socialização, resultando em diversos obstáculos no processo de aprendizagem. O número de estudantes com autismo tem expandido constantemente e tem se tornado a deficiência mais incidente na idade escolar. Ao se observar a literatura é possível concluir que pesquisas que abordam as implicações das tecnologias na educação de pessoas com TEA requerem mais exploração. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo identificar a dimensão dos estudos sobre a relação entre autismo, educação e tecnologia. A metodologia adotada foi a análise bibliométrica, empregando-se o método Proknow-C (Knowledge Developmend Process-Constructivist), nas bases de dados Scopus e Web of Science. Entre os resultados obtidos apresentam-se os autores que mais publicaram sobre o tema (Beth Malow, Sarah Parsosn, Paul Shattuck e Mary Wagner); a análise dos periódicos mais relevantes (Journal of autism and developmental disorders e Autism) e a análise da co-ocorrência das palavras-chave “autism and technology”. Quanto às pesquisas futuras, há necessidade de propor análises bibliométricas que tragam mais resultados que abordem a integração entre os temas.