CONTRIBUIÇÕES DO APLICATIVO SÓLIDOS RA PARA O DESENVOLVIMENTO DA VISUALIZAÇÃO GEOMÉTRICA NA PERSPECTIVA DA REALIDADE AUMENTADA
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v13i1.2073Palavras-chave:
Visualização geométrica, Realidade aumentada, Aplicativo Sólidos RAResumo
Estudos do campo da neurociência evidenciam a importância das vias visuais e das conexões entre diferentes vias do cérebro para a aprendizagem de matemática e, consequentemente, a importância de estímulos visuais durante os processos de ensino. Existe, assim a necessidade de investir em estratégias que potencializem a aprendizagem mediante estímulos visuais e, nessa perspectiva, a realidade aumentada acessada por meio de um dispositivo móvel pode ser uma boa aliada, especialmente para estudos no campo da visualização geométrica. Esta pesquisa teve por objetivo analisar potencialidades na utilização do aplicativo da realidade aumentada Sólidos RA, desenvolvido por um dos autores deste trabalho, como um recurso para auxiliar o desenvolvimento da visualização geométrica por estudantes. Para alcançá-lo, foi realizada uma pesquisa qualitativa que faz uso da metodologia de intervenção do tipo participante, contando com estudantes de duas turmas do 8º ano e uma do 9º ano do ensino fundamental, realizando atividades de geometria com o uso da realidade aumentada por meio do aplicativo Sólidos RA. Os dados obtidos indicam que as atividades realizadas contribuíram positivamente para o desenvolvimento de habilidades de visualização pelos estudantes.