CONTRIBUIÇÕES DA ROBÓTICA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Gilson Aciole Rodrigues Universidade Cruzeiro do Sul
  • Mauro Sérgio Teixeira de Araújo Universidade Cruzeiro do Sul
  • Ricardo Formenton Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v7i02.197

Palavras-chave:

Ensino de Física, Robótica Educacional, Motores, Ensino Médio

Resumo

Este trabalho objetiva investigar as contribuições do uso da Robótica Educacional como recurso de ensino de Física entre alunos de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio em uma escola do sistema SESI na cidade de Campina Grande - PB. Acredita-se que um ambiente onde o aprendiz possa interagir e expressar suas ideias construindo e testando modelos favorece a aprendizagem em Física, oferecendo alternativas didáticas aos professores. Esta proposta buscou verificar como a Robótica Educacional pode ampliar o interesse dos alunos pelas aulas de Física e possibilitar a aprendizagem conceitual. A Robótica Educacional compreende um espaço onde o aluno tenha acesso a computadores, componentes eletromecânicos, eletrônicos e um ambiente de programação para que estes recursos possam funcionar. A análise dos resultados obtidos pela aplicação de questionários permitiu constatar maior motivação dos estudantes e revelou modificações na sua percepção acerca do uso da Robótica Educacional nas aulas. Também apontou ser esta uma ferramenta capaz de melhorar a qualidade do ensino de Física, contribuindo para a aprendizagem dos estudantes acerca de conceitos físicos relacionados à Mecânica e Eletromagnetismo.

Downloads

Publicado

11-10-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CONTRIBUIÇÕES DA ROBÓTICA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 7(02), 65-86. https://doi.org/10.36524/dect.v7i02.197