INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O ESTUDO DAS MATRIZES COM O AUXÍLIO DA INFORMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v7i02.194Palavras-chave:
Ensino, Matemática, Aprendizagem, Informática, ComputadorResumo
Este artigo retrata sobre as dificuldades encontradas na aprendizagem dos alunos na disciplina de matemática, sendo assim, busca-se utilizar recursos tecnológicos para auxiliar na aprendizagem dos alunos no ensino da matemática utilizando o assunto das matrizes. Mas por que utilizar a tecnologia para o ensino da matéria? Bem, percebemos que a maioria dos alunos tem dificuldade na disciplina e principalmente em matrizes, outro fato é de que os jovens de hoje tem facilidade e gostam de utilizar as tecnologias, como por exemplo, o computador, desta forma elaborou-se uma aula dinâmica com o uso do mesmo, que tem como objetivo facilitar a aprendizagem e compreensão dos alunos no componente curricular com o auxílio da informática. Cabe ao professor que pretende lidar com essa ferramenta tecnológica aprender a utilizar o computador, sendo que muitos profissionais ainda não se adaptaram a essa tecnologia como ferramenta fundamental para o ensino da matemática, principalmente em elaborações de gráficos e tabelas que possibilita uma melhor visualização no assunto abordado, construindo novos conhecimentos. Para o desenvolvimento deste trabalho, inicia-se com alguns relatos históricos sobre o surgimento das matrizes e posteriormente a história da informática como um auxílio para o aprendizado e a relação dos educadores, nesse novo contexto educacional no mundo tecnológico. Logo, após a análise do assunto abordado, foi desenvolvida uma pesquisa de campo, com o intuito de levar à sala de aula a importância do estudo da matemática com a utilização do recurso tecnológico, e coletar dados sobre a pesquisa. Para o desenvolvimento da pesquisa tivemos como objetivo repassar o conhecimento básico das matrizes e suas operações. A pesquisa teve caráter qualitativo e quantitativo, embasada em estudo de caso, com questionários e exercícios aplicados a uma turma do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor José Ribamar Pestana, na cidade de Santana.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.