EDITORIAL

Autores

  • Sidnei Quezada Meireles Leite Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v7i02.193

Palavras-chave:

Educação em Ciências e Matemática, Ensino de Humanidades, Formação Inicial e Continuada de Professores, Diversidades e Inclusão Social, Educação Profissional, Tecnologias Educacionais

Resumo

Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica (DECT) teve seu início em 2011, publicando artigos que tratam de propostas inovadoras de ensino, estudos sobre tecnologias educacionais e formação de professores no contexto da educação básica e da formação de profissionais da educação. Alguns dos trabalhos foram realizados em programas de pós-graduação stricto sensu da área de Ensino e da Educação, desenvolvidos tanto no âmbito nacional como, também, internacional. A revista DECT está cadastrada no sistema Diadorim (Brasil) e já se encontra no banco de dados do Google Acadêmico, o que promoveu o processo de busca dos artigos nos aplicativos como Google, Bing e Yahoo.

Em 2017, o quadriênio 2013 - 2016 da Capes revelou um Qualis nas seguintes áreas: Administração - B4; Ciências Ambientais - B2; Engenharia III - B5; Engenharia IV - B5; Ensino - B1; Interdisciplinar – B2; Linguística e Literatura - B5; Serviço Social - B5; Enfermagem – B5; Educação – B5; Biotecnologia – C; e Química - C. O número 02 de 2017 (volume 7) da Revista Eletrônica DECT reúne estudos da área da Educação produzidos nos seis eixos desta revista científica, a saber:

(a) Ensino de Ciências e Matemática;

(b) Ensino de Humanidades;

(c) Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica;

(d) Tecnologias Educacionais e Recursos Didáticos;

(e) Educação Profissional e Tecnológica; e

(f) Diversidades e Inclusão Social.

Vale citar que temos uma colaboração importante de colegas da área da Educação, sobretudo, os colegas da UFES, que enriquece o nosso trabalho. Com a colaboração conjunta de professores do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), ambos da área 46 da CAPES – Ensino, a revista ampliou sua abordagem no campo do Ensino, passando a abordar estudos sobre metodologias educacionais, teorias de aprendizagem, formação de professores, uso de espaços de educação não formal, práticas pedagógicas abordando sustentabilidade, diversidades e inclusão social no contexto do ensino de história, geografia, filosofia, sociologia, artes e línguas, além dos estudos antes abordados no campo da educação científica.

A presença de investigadores das áreas de Ensino e da Educação, e de outras áreas de conhecimento como Engenharia, Ciências Ambientais, Biotecnologia, Linguística e Literatura, Enfermagem, Saúde Coletiva, entre outras, confere a Revista Eletrônica DECT uma situação peculiar de escoamento do conhecimento científico no âmbito do Ifes, no âmbito do Estado do Espírito Santo, no Brasil, e, sobretudo, nos países ibero-americanos.

Downloads

Publicado

2019-10-11

Como Citar

Quezada Meireles Leite, S. (2019). EDITORIAL. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 7(02), 1-3. https://doi.org/10.36524/dect.v7i02.193

Edição

Seção

Editorial