EDUCAÇÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA:
UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS DESAFIOS E AS ESTRATÉGIAS PARA MINIMIZAÇÃO DOS IMPACTOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v13i1.1873Palavras-chave:
Desenvolvimento Regional Sustentável, Educação, Covid-19, Microrregiões do Espírito Santo.Resumo
Este artigo surgiu como consequência da investigação realizada para a pesquisa Desenvolvimento Regional Sustentável que considerou o recorte temático da educação formal para averiguar três Microrregiões de Planejamento do Estado do Espírito Santo (Caparaó, Central Serrana e Sudoeste Serrana) que, juntas, totalizam 23 municípios. A metodologia desenhada para esta investigação seguiu uma abordagem mista – quantitativa e qualitativa -, mesclando instrumentos semiestruturados (grupos focais e entrevistas em profundidade), estruturados (questionários), bem como recursos de análise documental. Dentre os principais resultados encontrados nesta investigação estão evidências de que a pandemia de Covid-19 aprofundou as desigualdades na educação. Evidenciou ainda que as estratégias utilizadas pelas gestões estadual e municipais enfrentaram dificuldades no âmbito tecnológico para minimizar os impactos nos processos de ensino formal nas microrregiões estudas. As tentativas de disponibilização de recursos físicos - oferta de equipamentos e estrutura -, bem como a falta ou a inadequada formação continuada dos profissionais da educação para o desenvolvimento do trabalho pedagógico pela via do ensino remoto e/ou híbrido, demonstram um cenário de ampliação de desigualdades.