O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA APROPRIAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO: UM ESTUDO COM ALUNOS SURDOS DA EJA

Autores

  • Thamires Belo de Jesus Instituto Federal do Espírito Santo
  • Clóvis Lisboa Junior Instituto Federal do Espírito Santo
  • Ludmyla Sathler Aguiar do Nascimento Instituto Federal do Espírito Santo
  • Edmar Reis Thiengo Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v6i01.152

Palavras-chave:

Alunos surdos, História da matemática, Educação matemática inclusiva

Resumo

O presente artigo é fruto de pesquisas realizadas junto ao Grupo de Pesquisa de Educação Matemática, História e Diversidades, objetiva analisar a apropriação do conceito de número por alunos surdos do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a luz da tendência da História da Matemática. Para isso será utilizada como metodologia de ensino uma sequência didática (SD). As atividades foram desenvolvidas com dois alunos surdos da EMEF Adevalni Sysesmundo Ferreira De Azevedo localizada no município de Vitória – ES. A história da matemática foi apresentada com o auxílio do intérprete e foram utilizados materiais concretos para que a reprodução dos fatos históricos ocorresse da forma mais fidedigna. A interação dos alunos surdos com os objetos concretos ocorreu de forma direta e indireta e o conceito de número foi trabalhado de forma dialogada entre o conhecimento científico apresentado pelos professores e pelo conhecimento prévio inerente aos alunos. Foram utilizados como principais aportes teóricos Centurión (2006), Skliar (2012) e Vygotsky (1984).

Downloads

Publicado

02-10-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA APROPRIAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO: UM ESTUDO COM ALUNOS SURDOS DA EJA . (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 6(01), 157-168. https://doi.org/10.36524/dect.v6i01.152