O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA APROPRIAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO: UM ESTUDO COM ALUNOS SURDOS DA EJA
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v6i01.152Palabras clave:
Alunos surdos, História da matemática, Educação matemática inclusivaResumen
O presente artigo é fruto de pesquisas realizadas junto ao Grupo de Pesquisa de Educação Matemática, História e Diversidades, objetiva analisar a apropriação do conceito de número por alunos surdos do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a luz da tendência da História da Matemática. Para isso será utilizada como metodologia de ensino uma sequência didática (SD). As atividades foram desenvolvidas com dois alunos surdos da EMEF Adevalni Sysesmundo Ferreira De Azevedo localizada no município de Vitória – ES. A história da matemática foi apresentada com o auxílio do intérprete e foram utilizados materiais concretos para que a reprodução dos fatos históricos ocorresse da forma mais fidedigna. A interação dos alunos surdos com os objetos concretos ocorreu de forma direta e indireta e o conceito de número foi trabalhado de forma dialogada entre o conhecimento científico apresentado pelos professores e pelo conhecimento prévio inerente aos alunos. Foram utilizados como principais aportes teóricos Centurión (2006), Skliar (2012) e Vygotsky (1984).