USO DAS TIC E PROJETOS TEMÁTICOS: NOVAS PERSPECTIVAS PARA PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE ATIVIDADES ESCOLARES

Autores

  • Rita de Cássia Bortoletto-Santos Universidade de São Paulo
  • Neucideia Aparecida Silva Colnago Universidade de São Paulo
  • Yvonne Primerano Mascarenhas Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v6i01.147

Palavras-chave:

TIC, Contexto escolar, Temas geradores, Ensino-aprendizagem

Resumo

A educação atual fundamenta-se na construção de conhecimento e no desenvolvimento de competências. Diante disso, professores de escolas públicas na cidade de São Carlos/São Paulo (Brasil), planejaram e executaram atividades com o uso das TIC e temas geradores. Verificar como esses professores percebem o uso das TIC no processo de ensino-aprendizagem foi o objetivo de investigação de abordagem qualitativa, utilizando questionários e análise de conteúdo. Como resultado se chegou a três temas: Direcionamento do uso das TIC, Dificuldades de uso das TIC e Contribuições do uso das TIC no processo de ensino e de aprendizagem. Concluiu-se que embora o professor tenha algumas dificuldades em incluir as TIC de forma apropriada e contextualizada, essas ferramentas motivam os estudantes para a aprendizagem.

Downloads

Publicado

02-10-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

USO DAS TIC E PROJETOS TEMÁTICOS: NOVAS PERSPECTIVAS PARA PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE ATIVIDADES ESCOLARES. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 6(01), 64-78. https://doi.org/10.36524/dect.v6i01.147