USO DAS TIC E PROJETOS TEMÁTICOS: NOVAS PERSPECTIVAS PARA PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE ATIVIDADES ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v6i01.147Keywords:
TIC, Contexto escolar, Temas geradores, Ensino-aprendizagemAbstract
A educação atual fundamenta-se na construção de conhecimento e no desenvolvimento de competências. Diante disso, professores de escolas públicas na cidade de São Carlos/São Paulo (Brasil), planejaram e executaram atividades com o uso das TIC e temas geradores. Verificar como esses professores percebem o uso das TIC no processo de ensino-aprendizagem foi o objetivo de investigação de abordagem qualitativa, utilizando questionários e análise de conteúdo. Como resultado se chegou a três temas: Direcionamento do uso das TIC, Dificuldades de uso das TIC e Contribuições do uso das TIC no processo de ensino e de aprendizagem. Concluiu-se que embora o professor tenha algumas dificuldades em incluir as TIC de forma apropriada e contextualizada, essas ferramentas motivam os estudantes para a aprendizagem.