TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores

  • Maria Ivete Basniak Universidade Estadual do Paraná
  • Sani de Carvalho Rutz da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v7i02.200

Palavras-chave:

Tecnologia, Formação de Professores, Práticas de Professores

Resumo

Objetivamos no presente trabalho discutir como as tecnologias digitais se fazem presentes nas práticas dos professores que ensinam matemática e como se relacionam às formações que receberam sobre tecnologias na educação e para o ensino de Matemática. Tomamos como pressupostos teóricos os trabalhos de Valente (1993, 1997, 1999) de que o uso inteligente do computador requer práticas assumidas pelo professor que ultrapassem o seu uso como máquina de ensinar e o assumam como ferramenta de ensino. Dessa forma, nossa pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de cunho qualitativo, em que tomamos como elementos de análise as respostas de quatorze professores da Educação Básica a um questionário de respostas abertas. Os resultados apontam que precisamos repensar a formação de professores em relação às tecnologias na educação privilegiando o caráter pedagógico ao instrumental, já que identificamos que os professores reproduzem as formações que recebem ao utilizarem tecnologias em sala de aula, privilegiando a verificação de resultados, simulações e resolução de exercícios. Então, concluímos que as respostas dos professores ao questionário revelam que as tecnologias quando utilizadas em sala de aula pelos professores apresentam as características do ensino tradicional computadorizado, e, não são, portanto, utilizadas como ferramentas educacionais.

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Publicado

2019-10-11

Como Citar

Basniak, M. I., & de Carvalho Rutz da Silva, S. (2019). TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO CONTINUADA. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 7(02), 130-143. https://doi.org/10.36524/dect.v7i02.200

Edição

Seção

Artigos