ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE PESQUISAS EM MODELAGEM NAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v13i1.2446Palabras clave:
Modelagem, Ensino de Ciências, Ensino de Matemática, Alfabetização Científica, Investigação-Formação-Ação.Resumen
Este texto apresenta um estudo de revisão acerca das pesquisas realizadas sobre Modelagem nas Ciências e Matemática (MCM) desenvolvidas com alunos do nível médio de ensino na perspectiva de compreender como práticas de MCM favorecem o desenvolvimento da Alfabetização Científica (AC). Desse modo, é de abordagem qualitativa, do tipo estado do conhecimento. A constituição dos dados se deu por meio de busca na plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia. A análise dos dados seguiu os procedimentos da Análise de Conteúdo a partir de três categorias as quais denotam: a compreensão sobre modelos e modelagem estabelecidas nas pesquisas; potencialidades de práticas pedagógicas de MCM e o desenvolvimento da AC e desafios da inserção da MCM na sala de aula. Conclui-se que a inserção dos pressupostos da MCM na prática docente promove o desenvolvimento da AC dos alunos desde a escolha do tema até a formulação e validação do modelo.