ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE PESQUISAS EM MODELAGEM NAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO

Authors

  • Valquiria Ottonelli Hanauer UFFS
  • Danusa de Lara Bonotto Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v13i1.2446

Keywords:

Modelagem, Ensino de Ciências, Ensino de Matemática, Alfabetização Científica, Investigação-Formação-Ação.

Abstract

This text presents a review study on research conducted on Modeling in Science and Mathematics (MCM) with high school students. This study aims to understand how MCM practices contribute to the development of Scientific Literacy (AC). Therefore, our research adopts a qualitative approach based on a state-of-knowledge framework. Data were collected through a search on the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations of the Brazilian Institute of Information, Science, and Technology (BDTD). Data analysis followed the procedures of Content Analysis, focusing on three categories: i) Understanding of the models and modeling established in research; ii) The potentialities of MCM pedagogical practices and their contribution to the development of AC, and iii) The challenges associated with integrating MCM into the classroom. Our findings indicate that integrating MCM principles into teaching practices promotes the development of students' AC, from selecting a theme to formulating and validating a model.

Author Biographies

  • Valquiria Ottonelli Hanauer, UFFS

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática e Física pela FACINTER (2011). Especialização em Supervisão escolar pela UNINTER (2019). Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul UNIJUI (2009). Atualmente é Professora de Matemática da Rede Pública de Ensino Estadual RS. Atuando no Ensino Médio e nos anos Finais do Ensino Fundamental. Participante dos Ciclos Formativos de Matemática do projeto de extensão Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM). Tem experiência na área de Educação, Matemática e suas Tecnologias, Ciências, Física, Supervisão Escolar e Seminário Integrador, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas pedagógicas, Ensino de Ciências, formação de professores e Modelagem no Ensino de Ciências.

  • Danusa de Lara Bonotto, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

    Doutora em Educação em Ciências e Matemática - PUCRS (2017), mestre em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e graduada em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1997). Atuou como docente nos níveis de ensino fundamental e médio e atualmente atua no ensino superior, sendo professora da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo/RS e docente permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC e editora da seção Educação Matemática da Revista Insignare Scientia. Possui experiência na área de Matemática e Educação Matemática com pesquisa principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de Matemática na educação básica e no ensino superior, modelagem na educação e formação inicial e continuada de professores. 

Published

06-12-2023

How to Cite

ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE PESQUISAS EM MODELAGEM NAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO. (2023). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 13(1). https://doi.org/10.36524/dect.v13i1.2446