METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO SUPERIOR
UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES DE IMPLEMENTAÇÃO DO MÉTODO
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v13i1.2009Palabras clave:
Metodologia ativa, Professor, Ensino superior, Engenharia.Resumen
A atual necessidade do uso das metodologias ativas em cursos de graduação, descrito da resolução n° 2, de 24 de abril de 2019, do Ministério da Educação, que apresenta as Diretrizes Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia tem incentivado docentes a aplicar os referidos métodos em sala de aula. Diante do exposto, o presente estudo tem por objetivo contextualizar sobre a formação do professor que atua no ensino superior, de modo a compreender os desafios enfrentados neste ofício com referência à adoção das metodologias ativas. Para tanto, pauta-se metodologicamente em uma abordagem quali e quantitativa, cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário respondido por 29 professores. Constata-se que todos os participantes já testaram ou implementaram a metodologia ativa em suas aulas, sendo as técnicas mais empregadas: aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em projetos, estudo de caso. Verifica-se que a aceitação e o interesse dos alunos, o tempo para planejamento e as dificuldades de planejamento e adaptação das técnicas ao conteúdo, são apontados como os maiores desafios.