ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
O que se publica a respeito?
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v14i1.1985Palabras clave:
Altas Habilidades/Superdotação, Ensino e aprendizagem, Revisão sistemáticaResumen
Esta pesquisa teve por objetivo investigar os artigos publicados em periódicos divulgados no sítio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, no período de 2011-2020, uma década, para evidenciar o que se publica a respeito das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) em contextos de ensino e de aprendizagem de estudantes. A metodologia para coleta de dados foi inspirada na revisão sistemática proposta por Okoli (2015), e para a análise dos dados optou-se pelos procedimentos da Análise Textual Discursiva. Os resultados mostraram algumas tendências do que tem sido publicado nos periódicos a respeito da área investigada, entre as quais destacamos as seguintes categorias emergentes: Revisões Bibliográficas; Processos de Identificação; Outros Temas; Programas de Atendimento; Duplicidade de Necessidades Especiais; Formação de Professores; Concepções de AH/SD; Documentos Oficiais; Desenvolvimento da Criatividade; Percepções dos Estudantes com AH/SD; Estudos sobre Bullying; Estudos sobre Gênero; Inclusão Escolar; Modelos de Enriquecimento Escolar. Durante o processo de categorização foram também identificadas algumas subcategorias, que auxiliaram na caracterização da área de Altas Habilidades/Superdotação. No entanto, notou-se uma carência de artigos com foco na aprendizagem do estudante com AH/SD, sendo essa uma lacuna que ainda precisa de investigações e divulgações.