ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

O que se publica a respeito?

Authors

  • Any Caroline Ferreira Universidade Estadual de Londrina
  • Sergio de Mello Arruda Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v14i1.1985

Keywords:

Altas Habilidades/Superdotação, Ensino e aprendizagem, Revisão sistemática

Abstract

This research had the objective of inquire the articles published on the website of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel – CAPES, Brazil, in the period 2011-2020, a decade, to highlight what is published about High Abilities/Giftedness (AH/SD) in student teaching and learning contexts. The methodology for data collection was inspired by the systematic review proposed by Okoli (2015) and for data analysis, we opted for the procedures of Discursive Textual Analysis. The results showed some trends in what has been published in journals about the investigated area, among them we highlight the following emerging categories: Bibliographic Reviews; Identification Processes; Other Themes; Service Programs; Duplication of Special Needs; Teacher Education; AH/SD Conceptions; Official Documents; Development of Creativity; Perceptions of Students with AH/SD; Studies on Bullying; Gender Studies; School Inclusion; School Enrichment Models. During the categorization process, some subcategories were also identified, which helped in the characterization of the area of High Abilities/Giftedness. However, there was a lack of articles focusing on student learning with AH/SD, which is a gap that still, needs investigations and disclosures.

Author Biographies

  • Any Caroline Ferreira, Universidade Estadual de Londrina

    Any Caroline Ferreira é licenciada em Química pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, 2013), especializada em Química no cotidiano da escola (UEL, 2014), Mestra em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL, 2015), Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL, 2020). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química e como professora de Química do Ensino Médio. Pesquisa na área de Ensino de Ciências, atuando principalmente nas seguintes linhas: Ensino e Aprendizagem em Química, relação com o saber em sala de aula, ação discente e suas conexões, altas habilidades/Superdotação, Formação de Professores e Avaliação. Participou do programa com foco na formação inicial e continuada de professores, PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Atualmente participa do grupo de pesquisa EDUCIM (http://educim.com.br/). Já trabalhou como professora de Química do Ensino Médio. Atualmente é estudante bolsista CAPES.

  • Sergio de Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

    SERGIO DE MELLO ARRUDA é Bacharel em Física (USP, 1976), Mestre em Ensino de Ciências (USP, 1994) e Doutor em Educação (USP, 2001). Foi professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) de 1978 a 2016. Foi Professor Visitante Sênior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná de 2017 a 2019. Coordenou diversos projetos de pesquisa e extensão financiados pelo CNPq, CAPES, Vitae. Possui diversos artigos e trabalhos publicados em Ensino de Ciências e Matemática. Orientou diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado em Ensino de Ciências e Matemática. Cargos exercidos: coordenador do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL (PECEM) de 2002 a 2004; diretor do Museu de Ciência e Tecnologia da UEL de 2009 a 2014; coordenador institucional do projeto PIBID/UEL de 2009 a 2013; Pró-reitor de extensão da UEL de 2014 a 2016. Atualmente é: professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (PECEM/UEL); professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (PPGEN/UENP); professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGMAT/UTFPR). É membro da Rede Nacional de Ciência para a Educação (CpE). É membro da Rede de Pesquisa sobre a Relação com o Saber (Reperes). É líder do grupo de pesquisa EDUCIM, criado em 2002 (http://educim.com.br/). Linhas de pesquisa atuais: Formação de professores em Ciências e Matemática; Ensino-aprendizagem em Ciências e Matemática; Relação com o saber em sala de aula; Ação docente, ação discente e suas conexões. Bolsista de Produtividade do CNPq - nível 1D. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4149-2182

  • Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

    MARINEZ MENEGHELLO PASSOS é Bacharel e Licenciada em Matemática (UEL, 1981-1982), Mestre em Matemática (UEL, 1989), Mestre em Educação (UEL, 2004) e Doutora em Educação para a Ciência (Unesp, 2009). Professora da Universidade Estadual de Londrina de 1982 a 2015. Desde 2015 atua como Professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Educação Matemática (PECEM). Desde 2017 atua como Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Possui diversos artigos e trabalhos publicados em Educação Matemática e Ensino de Ciências. Orientou (e ainda orienta) diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado em Ensino, Educação Matemática e Ensino de Ciências. Supervisionou (e ainda supervisiona) estágios pós-doutoral. Atuou (e ainda atua) em projetos de extensão, ensino e pesquisa como coordenadora e/ou colaboradora. Autora de livros didáticos em Matemática e Ciências para o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos. Atualmente coordena e colabora com projetos de pesquisa. É líder do grupo de pesquisa EDUCIM, criado em 2002 [http://www.educim.com.br/]. Dedica-se atualmente às seguintes linhas de pesquisa: Análises Qualitativas; Formação de Professores; Educação Informal; Ensino e Aprendizagem de Matemática e Ciências; Metacognição. Foi bolsista Produtividade da Fundação Araucária no período de 2014-2016; bolsista Sênior da Fundação Araucária no período de 2016-2019. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-8856-5521. Bolsista Produtividade do CNPQ - nível 2 - aprovado no Edital 06/2019.

Published

06-12-2023

How to Cite

ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: O que se publica a respeito?. (2023). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 13(1). https://doi.org/10.36524/dect.v14i1.1985