CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DO CAPARAÓ CAPIXABA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v12i1.1678Palabras clave:
Docência, Meio Ambiente, Caparaó CapixabaResumen
Reconhecendo a Educação Ambiental como Filosofia de Vida e elemento de orientação para o conhecimento e compreensão da realidade, objetivamos investigar a concepção de um grupo de professores sobre Educação Ambiental e as relações estabelecidas com a docência. A pesquisa qualitativa e de caráter exploratório foi desenvolvida no primeiro semestre do ano de 2018 com dez professores da Região do Caparaó Capixaba, Sul do Estado do Espírito Santo. Os dados foram produzidos por meio de um questionário elaborado na plataforma “Google Formulários” e analisados por meio da Análise de Conteúdo a partir de quatro categorias principais: I) Concepções de Educação Ambiental; II) Espaços de desenvolvimento; III) Profissionais responsáveis; IV) Currículo escolar. Identificamos expressões da Educação Ambiental enquanto “processo formativo” e “prática”, sendo importante desenvolvê-la em espaços e por profissionais diversos, principalmente em ambientes escolares e por Professores e Educadores Ambientais. Seu caráter interdisciplinar é destacado, estando relacionada a diferentes disciplinas curriculares. Concluímos pela existência de compreensões acerca dos compromissos/responsabilidades socioambientais e a relevância da Educação Ambiental enquanto elemento importante à formação e atuação docente.