SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O CONHECIMENTO EMPÍRICO CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE HISTOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Joana Lúcia Alexandre de Freitas Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental “Bartouvino Costa”
  • Karina Carvalho Mancini Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v6i02.160

Palabras clave:

Senso comum, Educação, Tecidos, Aulas práticas, Sequência didática

Resumen

Para despertar a vontade de aprender é preciso relacionar os conteúdos com situações cotidianas. Noções básicas em histologia fornecem informações essenciais para a prevenção de doenças e manutenção da saúde. Para tanto, é necessário repensar o ensino e a prática em sala de aula, desenvolvendo ações diferenciadas que despertem a análise e o raciocínio e que promovam uma compreensão dos assuntos ministrados, atendendo as necessidades educacionais dos estudantes. Com o objetivo de lecionar histologia, considerando o senso comum dos alunos, instigando-os a participar das aulas para reconhecer a estrutura celular, histológica, anatômica e fisiológica do corpo humano, esse artigo apresenta as experiências obtidas em uma sequência didática contextualizada, aplicada a 71 alunos da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio. Nesta prática pedagógica utilizaram-se: recursos audiovisuais aulas práticas e pesquisa elaborada a partir do senso comum dos estudantes.

Publicado

03-10-2019

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O CONHECIMENTO EMPÍRICO CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE HISTOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO ENSINO MÉDIO. (2019). Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 6(02), 70-82. https://doi.org/10.36524/dect.v6i02.160